terça-feira, abril 18, 2006

Os dias ... disto e daquilo ...

Hoje é dia de qualquer coisa, tenho a certeza, afinal é sempre dia de qualquer coisa.

Eu acredito que vale a pena fazer os dias mundiais, europeus, nacionais, regionais, locais de qualquer coisa, é sempre bom dar valor a um acontecimento, pessoa, arte, etc.. mas daí a começar a exigir-se às pessoas um consumismo desnecessário só porque é esse dia ... meus amigos, NÃO TENHO PACIÊNCIA.

Nos meus tempos de juventude existiam duas datas em que um gajo tinha direito a prendas, o Aniversário e claro o Natal, e estes dois dias já davam cabo da carteira a qualquer um, certo?

Depois tinha uns dias especiais como o dia da criança, em que podiamos ter uma coisa qualquer simbolica, e eu neste dia já me dava por satisfeito se cada vez que fosse ao café a minha mãe me permitisse comer ao invés de uma goloseima, duas ... era o maximo ... depois tinha a páscoa, sim e na páscoa recebia um pacote de amendoas, daquelas brancas ... que diga-se de passagem sempre odiei ... as amendoas da páscoa e as passas da passagem de ano ... "belhack"

No dia da mãe e do pai, fazia uma porcaria qualquer na escola, e vinha todo satisfeito para dar à minha mãe ou pai, como se fosse a coisa mais importante do mundo.

Hoje as coisas são diferentes, gera-se um consumismo em volta de determinados dias, e nós até ficamos envergonhados perante a sociedade não embarcarmos neste comboio, eu não vou nestas cantigas.

O Natal, o aniversário continuam a ser os dias especiais para prendas com valor, os outros dias ... caguei neles.

Não estou para estar preso ao meu trabalho 7 horas por dia, para receber uma quantiazinha que quase não dá para as minhas coisas quanto mais para andar a comprar prendas a torto e a direito.

E nesta páscoa fiquei mesmo muito aborrecido, as lojas já se enfeitam com o acontecimento, já existem coisinhas especificas a dizer "para o melhor afilhado", os hipermercados já fazem publicidade a brinquedos como no natal ... lá tenho de abrir os cordões à bolsa para dar aquele brinquedo à minha afilhada e tal ... mas onde está a cena do pequeno pacote de amendoas? Se eu fizesse isso levava com todas as amendoas uma a uma, lançadas por uma fisga ... assim tem de ser um brinquedo, e não pode ser um qualquer ... tem de ser aquele que os putos já nos andam a pedir à uma eternidade.

E voces? Quais são os dias em que dão prendas?

14 Comments:

Blogger BAd said...

Eu gosto de dar prendas, mas tenho pena que tenha de ser em dias específicos. Regra geral esses dias calham sempre quando não dá jeito nenhum.
Como tu o Natal e os anos são os meus predilectos, para além de comemorar o dia dos namorados e só nos últimos 2 anos a páscoa.
Como tu dizes isto do consumismo dá-me a volta à cabeça.
1.º Eu não preciso que me digam quando dar prendas, sou inteligênte o suficiente para pensar eu própria quando é que me dá jeito.
2.º Escusam de me obrigar a dar prendas que eu não cedo a pressões.
3.º Acabo como toda a gente por me render aos consumismos porque:
Se eu der uma prenda noutro dia qualquer: -'Escusavas de te incomodar', se der numa altura festiva - 'Obrigado, também tenho uma lembrança para ti.'
Lembrança que regra geral não preciso, e nem sequer vem em boa hora.
Enfim... como toda a gente...
O beneficiado maior é sempre o meu afilhado, os outros vão corridos a lembranças pequninas e é se querem, se não quizerem até agradeço.
Beijinhos

terça-feira, abril 18, 2006 11:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando se Ama e se é amado...consegue-se tudo :o) eis d onde brota a inspiração...do amor...kissessssssssssssssss

terça-feira, abril 18, 2006 1:38:00 da tarde  
Blogger Musicology said...

Nice post! Cada vez menos me deixo levar por consumismos associados a datas específicas, sejam elas quais forem! Em vez disso opto por oferecer presentes com simbolismo quando me apetece e não porque o calendário o dita. Bom, é claro que em aniversários e Natal quase faz parte do protocolo trocar presentes, mas acho mta piada fazer isso fora dessas duas datas, quando me apetecer, caso se justifique e, of course, se a pessoa fizer por merecer! ;)

terça-feira, abril 18, 2006 1:55:00 da tarde  
Blogger Root said...

Bem, na verdade o termo PRENDA está muito bem empregue neste teu poste, quando falas de uma quase obrigação de dar algo a alguém. Na verdade é mesmo o que acontece PRENDA de PRENDER, sentes-te preso por uma obrigação e no mundo de hoje é exactamente o que acontece, só se dão prendas, e deixou-se de se dar PRESENTES. Quero com isto dizer que o termo presente é muito pouco usado exactamente por este não ser aplicado. Presente tem como valor simbólico dar algo (por mais simples que seja) a alguém que gostamos e com isso essa pessoa ter e sentir e nossa presença. Por isso é que existe a tradição de se por todos os presentes na árvore de natal, ou seja, ali estão os amigos e familiares. Hoje em dia não se liga nada ao significado das coisas, muitos nem são religiosos e comemoram o Natal e Páscoa etc. Mas passo à frente reafirmando que realmente hoje em dia dá-se prendas por tudo e por nada e o valor sentimental deixou de existir.

terça-feira, abril 18, 2006 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Paulo,
Gostei do post. tens razão, mas o que é que uma pessoa pode fazer?
Eu festejo os aniversários, o Natal, os meses de namoro (jantares), o dia dos namorados, e tudo o que apareça!
Fora os dias em que ofereço prendas sem nenhum motivo em especial... apenas, gosto!
Beijinhos

terça-feira, abril 18, 2006 2:59:00 da tarde  
Blogger antónio paiva said...

.....deixa lá nós morremos e fica cá tudo, que se festeje e se comemore seja lá o que for, eu só não gosto muito do carnaval....

terça-feira, abril 18, 2006 4:30:00 da tarde  
Blogger Dina Domingues said...

porque carga de água o meu comentário não ficou ? terá sido por a rede estar uma treta?
agora já não me apetece dizer nada. mas resumindo: adoro dar prendas e receber (qualquer desde que seja dada com intenção, por obrigação não é preciso) estas datas servem para eu me controlar e não dar quase todos os dias, assim espero por uma data qualquer que esteja próxima, se não existir, invento, p.ex: 1º dia de primavera, 1º sábado de primavera, último sábado de abril, ... o que me lembrar na altura

terça-feira, abril 18, 2006 5:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi ;)

Bem, eu também gosto de prendinhas (quem não gosta?), mas prefiro recebê-las fora de alguma data especial. Claro que no nosso aniversário sabe bem ter as atenções de toda a gente. Mas no Natal, prefiro ver a alegia nos olhos dos outros a abrir as prendas, do que pensar na minha própria. Deve ser genético...

Gosto muito de dar prendas, mas não sou de exageros - não "celebro" à toa, só aquilo que merece ser festejado, por me ter feito ou fazer feliz.

Mas há datas que não deixo passar. O dia do Pai e da Mãe são importantes, não deixo passar em branco. E - digo-te - é um orgulho ver as tais lembranças que fiz em criança e a forma como os meus pais as guardam.

Desde que as prendas sejam sinal de algo realmente sentido, desde que sejam "pedacinhos" de alguma felicidade, são sempre benvindas ;)

Bjns*

terça-feira, abril 18, 2006 5:05:00 da tarde  
Blogger Lolita said...

Eu dou prendas quando me apetece... gosto de surpreender! Gosto de chegar a casa e dizer:"Cheguei e trouxe-te uma surpresa!". Mesmo que seja uma coisa pequena!

terça-feira, abril 18, 2006 5:18:00 da tarde  
Blogger Soph said...

"No dia da mãe e do pai, fazia uma porcaria qualquer na escola, e vinha todo satisfeito para dar à minha mãe ou pai, como se fosse a coisa mais importante do mundo." - nem acredito que escreveste isto... mas enfim!!!.... achas mesmo que era uma PORCARIA QUALQUER... hum... muito mau...

Passemos à frente!!! ehehehe

Ofereço presentes TODOS os dias!... made by me!

Adoro oferecer presentes!!!

... a pessoas especiais!

Não gosto de comprar nada nas lojas e "quase nunca" gosto dos presentes que me oferecem comprados nas lojas... o que eu gosto mesmo é de coisas feitas pelas próprias pessoas!!!

Isso custa muuuuuito pouco dinheiro... e muito tempo!!!

;)

terça-feira, abril 18, 2006 5:33:00 da tarde  
Blogger SFeneacoach said...

Gosto de dar presentes no aniversário e em "dias de nada". Gosto que as pessoas de quem gosto saibam que me lembro delas e do dia em que nasceram. Gosto de dizer "presente" na vida dos que me rodeiam!

terça-feira, abril 18, 2006 8:48:00 da tarde  
Blogger Mariana said...

prendas? só no natal e no aniversário. E eu tenho a sorte de estarem as datas bem espaçadas no tempo, dezembro e julho! assim dividem-se os males pelas aldeias. adoro oferecer coisas... mas significativas do que quantitativas. adoro "fabricar" prendas, demorar-me a fazê-las e surpreender as pessoas.
discordo do consumismo louco dos dia de hoje! Então esta história das prendas da páscoa... põe-me doida... que é feito dos saquinhos de amêndoas que ninguém gostava? hein?

terça-feira, abril 18, 2006 10:19:00 da tarde  
Blogger SoNosCredita said...

se ao menos esse 'consumismo' fosse sinónimo de proximidade, de afecto, de amor...

quarta-feira, abril 19, 2006 8:29:00 da tarde  
Blogger Patixa said...

Olá Paulo,
respondendo à tua pergunta, as prendas melhores são sempre as de Aniversário e Natal. Os restantes dias já é mais simbólico, uma lembrancinha. Até gostaria de dar mais, mas o orçamento não dá para tudo, não estica!
Habitualmente dou na Páscoa (aos afilhados), no Dia dos Namorados, Dia do Pai e da Mãe (também costumava fazer qualquer coisita na escola) e Dia da Criança.
Basta um miminho para demonstrar que nos lembramos. Não precisamos de ir atrás de consumismos estúpidos! Devo dizer que também não concordo com o que as lojas fazem quando nos aproximamos de algumas destas (e de outras) datas.

Bjinho
PS - continua a escrever sobre temas interessantes e a lançar a "discussão" para a mesa...

quinta-feira, abril 20, 2006 11:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home