terça-feira, maio 23, 2006

Presente Envenenado

Hoje “choro” cada vez que olho para o estado da nossa nação!

Não existe um dia em que eu olhe para os jornais diário ou que veja os telejornais e que diga ... pois é hoje foi um dia bom, não houve uma única noticia que me tenha deixado desanimado.

O que acontece todos os dias é que existe sempre mais alguma coisa que faz com que eu diga ... mas este país não tem um fundo para bater?

O estado social já não funciona há muito tempo, a economia teima em não dar sinais de melhora! Estou farto de ver o povo contribuinte a pagar pelos erros e evasões de todos os outros ... é o velho ditado “Anda meio mundo a enganar outro meio”.

Mas afinal de quem é a culpa? Eu fui pesquisar e descobri!

Pois é meus amigos a culpa é toda do ... Papa Alexadre III ! ! !

Do Papa? Perguntam vocês. Pois sim meus amigos ... do Papa, esse grande senhor do clero que comandou os destinos da Igreja Católica Romana no período de 1159 e 1181.

Se este senhor tivesse interrompido o seu Papado em 1178, já não era o culpado ... assim, ainda bem que já não está vivo, se não nós desancava-mo-lo à pancada.

Deve dar muitas voltas no túmulo, deve ter feito o pior erro da sua vida enquanto Papa, bem não terá sido o pior, mas foi de certo um dos piores.

É assim a 23 de Maio de 1179, este senhor emitiu a bula Manifestis probatum, um presente envenenado, que concedeu ao condado Portucalense a independência do Reino de Leão, e foi aqui que tudo começou ... pois é ... se ele não tivesse feito isso hoje éramos espanhóis , e pagávamos menos IVA, tínhamos o preço dos combustíveis mais baratos, salários dignos desse nome e não as esmolas Portuguesas, fora um outro numero de regalias.

Hoje somos Portugueses, e eu amo o meu país, e talvez por isso fique tão triste com as misérias que vejo, até parece que a única alegria que temos e a única coisa que nos une é uma m.e.r.d.a. de uma selecção de futebol que nunca ganhou nada.

Sim, porque até os Portugueses de Elvas querem mandar nascer a Espanha, nem uma maternidade podemos ter por ali ... pode ser que esses nossos irmãos portugueses tenham mais sorte e fiquem com dupla nacionalidade.

Hoje faz 827 anos que somos Portuguesinhos, sim porque aquilo era só um condado, mas é aqui que nasce o início da nossa independência, por certo o Papa Alexandre III nunca pensou que nos tornaríamos nisto, povo mesquinho que só olha aos seus ganhos, com políticos que nascendo nesta sociedade corrompida exercem o poder como entendem e em proveito próprio ... é a vida!!!
Tenho orgulho em ser Português, mas fico triste com esta sociedade nacional, e vocês?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi!

Desculpa a sinceridade, mas não concordo com a tua visão das coisas. São opiniões, mas detestaria ver-nos parte de Espanha. Criámos a nossa própria identidade, somos diferentes, a nossa história é diferente e o nosso "sangue" também. Já tive longas discussões sobre isto, dá pano para mangas. E não ha meio de chegarmos a acordo. Ainda bem (digo eu) :)

Quanto à selecção... reitero a ideia, é a TUA opinião, completamente legítima.

Quantos aos impostos, tens toda a razão, é ridículo pagarmos não sei quantas vezes mais taxas e taxas sobre isto ou aquilo. Deveremos reagir. E há muitas, mas muitas pessoas que nada fazem contra isso. Dar o murro na mesa é o que nos falta - mas enquanto todos insistirem em usar o carro para ir comprar o pão ou continuarem a abastecer em determinados postos que exploram quanto podem, as coisas não mudarão. Mas não há vontade. Esse é o problema.

Beijinhos*

terça-feira, maio 23, 2006 10:05:00 da tarde  
Blogger asr said...

Este país bateu lá no fundinho... mas ser espanhol é que não.
A Portugalidade em toda a sua dimensão está pelas ruas da amargura, e sei que a preocupação com a nossa qualidade deve estar acima de muita coisa, mas nunca acima de uma identidade que nos distingue dos demais na História, na Cultura, na Bandeira e no Hino... por mais que tempos dificeis nos ofusquem e nos façam crer que afinal era melhor que a Peninsula fosse uma grande Espanha e a sua província dos hermanos mal amados.

Um abraço

quarta-feira, maio 24, 2006 2:10:00 da manhã  
Blogger BAd said...

Eu tenho as minhas dúvidas, em dias mais negros penso como tu, noutros penso que já dividimos o mundo com os espanhóis, eles conseguiram lutar e manter algumas das coisas boas, nós deitamos tudo a perder.
Eu não volto tão atrás como tu nas culpas, pois se Portugal era um país com imensas riquezas no tempo do Salazar, o que foi feito do nosso património?
Pois, sucessões de governos gastadores e que sempre se preocuparam em governarem-se e não em governar o país.
Das coisas que mais me enerva é ver o estado portuês queixar-se da crise. Crise que eles próprios (governos) criaram. Por um lado avisam os portugueses que o estado está de "tanga" por outro esbanjam em viagens de estado, automoveis topo de gama, etc.
Sim, em vez de "Anda meio mundo a tentar enganar outro meio", eu digo:
"Anda parte de portugal a esbanjar os rendimentos do outro meio", sendo que o primeiro meio é muito menos de metade e gasta por muito mais de metade.
Oh Paulo, mas não estará o problema no facto de nós querermos a custo comparar as nossas contribuições às do resto da comunidade europeia? Sem fazer o mesmo com os ordenados?
Nos organismos do estado como nos nossos humildes empregos "mais vale cair em graças que ser engraçado" que é o mesmo que dizer que, como dizem os ingleses:
'It's not who you are, but who you know'.
Podia continuar esta dissertação, mas dá pano para mangas.
As coisas são mesmo assim...
Beijinhos aos dois

quarta-feira, maio 24, 2006 8:36:00 da manhã  
Blogger tulipa_negra said...

ui, do que tu foste falar... é óbvio que estamos à beira do precipício e só nos falta dar o passo em frente. concordo contigo quando dizes que este país é um vergonha e que a única coisa que nos une é a selecção (que realmente não ganhou NADA!!!!). mas, daí a sermos espanhóis também não... a crise, os maus momentos, a saudade, a nostalgia, o pessimismo não podem tirar-nos a nossa identidade. até porque nunca vamos saber se estaríamos hoje melhor se fôssemos espanhóis (atenção porque nem todos os espanhóis estão bem e a única diferença foi que eles usaram bem os subsídios da UE, mas isso vai acabar daqui a um ano e depois vemos como é que eles ficam - isto foi-me dito por uma espanhola).
O problema não foi o Papa Alexandre III, o problema foi não termos tido uma revolução a sério e em condições...

quarta-feira, maio 24, 2006 11:47:00 da manhã  
Blogger Maria Liberdade said...

O papa não sabia o que fazia... "Um povo que não se governa, nem se deixa governar." Os romanos lá sabiam o que diziam!

quarta-feira, maio 24, 2006 12:20:00 da tarde  
Blogger BAd said...

Recadinho para a Silva(não me levem a mal):
Hoje vou comer um gelado e a culpa é tua porque falaste no assunto, posso mandar pôr na tua conta :)
Beijinhos e obrigado pela visita é sempre muito BOM

quarta-feira, maio 24, 2006 2:56:00 da tarde  
Blogger SFeneacoach said...

Bom post! Mas o nosso país não é só o que os meios de comunicação nos fazem chegar, também há coisas boas e em situações de "crise" temos que agarrar-nos a elas! ;)

quarta-feira, maio 24, 2006 9:15:00 da tarde  
Blogger marta r said...

Espanhóis é que não, tá? Pois as coisas não andam famosas por aqui mas é preciso ter fé. Esta crise terá de ter um fim.

quarta-feira, maio 24, 2006 10:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home