quinta-feira, julho 21, 2005

Batalha de Falkirk


706 anos antes ...

21 Julho de 1298

I’m English, I fight for the king Edward I ... só sei lutar nunca soube fazer mais nada, mas tinha um sonho ... preservar a força do meu país.

Já luto há mais de 12 anos, já perdi a força que me fazia lutar contra os inimigos do rei, cada dia que passa tenho mais medo de morrer no campo de batalha por algo que já não acredito ...
Mas hoje o dia foi diferente, e eu lutei como sempre mas sem a força de outros tempos, também já não tenho 18 anos, mas vi nos olhos dos meus inimigos a força que não via hà muito tempo ... o inimigo de hoje não era comum.

Já tinham passado por mim informações secretas sobre um pequeno grupo de rebeldes Escoceses, que lutavam de saias e que tinham provocado muitos distúrbios, mas hoje não pareciam rebeldes, para mim eram guerreiros.

Liderados por William Wallace, um homem comum que as histórias tornaram monstro, conseguiam ter no rosto e nos olhos o brilho da luta por um ideal ... bravos lutadores que apesar de estarem em menor número conseguiram dar mais luta que os maiores exércitos que já combatemos.

Aprendi um lição ... ganhamos uma batalha mas se os rebeldes continuarem a lutar com esta paixão poderemos perder a guerra.


... I'm sitting in the floor, tiered … this is not my war...

Cabo de São Vicente - 21 de Julho de 1337


Ano MCCCXXXVI ...

Sou criado de D. Afonso IV de Portugal, vivo no palácio ... acompanho todos os casos do reino, não sou consultor, não dou conselhos ... mas estou a par de todas as conversas de corredor.

A Menina Maria casou com o Rei Afonso XI de Castela, mas não é feliz, o Castelhano despreza a nossa Princesa, são tantos os desagrados que o nosso Rei está disposto a tudo ...

Por um destes dias chegou um mensageiro, vindo directamente de Castela, mais um desagrado e D. Afonso IV não aguentou mais ... Declarou Guerra a Castela.

A nossa armada já está a caminho, ouvi o nosso ministro da guerra, são 20 galés e algumas naus ... as hostilidades estão abertas, vamos atacar pela Andaluzia...

Parece que o ataque falhou, as tentativas de desembarque saíram furadas, a nossa armada voltou às águas calmas do Tejo ... não tão calmas como isso as águas a caminho de Lisboa, já que o temporal que se faz sentir não ajuda às manobras de viagem ...

Parece que não fomos os únicos a sofrer, a armada Castelhana vinha a caminho para retaliar dispersou por causa do mau tempo, parece que ficou com grandes avarias ... DEUS é grande.

Passou-se 6 meses, o Inverno já lá vai, e eu ouvi dizer que vamos atacar forte ... 30 galés, e quem vai no leme é o Almirante Pessanha.

O confronto vai ser forte, parece que saiu de Castela a Armada do prestigioso Almirante D. Afonso Jofre Tenório, vem para nos atacar ... 40 galés ... eles estão mais fortes...

“O tempo não ajudou à batalha, retornaram a casa, ambas as armadas e muitas galés ficaram no fundo do mar.”

21 Julho 1337 ...

As frotas estiveram em arranjos e assim se passou a primavera, as galés estão no mar, Portugal 20, Castela 30...

Ouvi relatos da batalha...

“Parece que as armadas encontraram-se, a norte do Cabo de São Vicente ... Portugal atacou primeiro e destruiu 9 das galés Castelhanas, estivemos por momentos em igualdade ... mas o vento não esteve do nosso lado, o vento de sudueste deu-lhes a possibilidade de abalroar e aferrar algumas das nossas galés ... fomos agredidos com pedras, barras de ferro, setas, virotões, etc. ... Canalha, o castelhano voltou a usar a sua técnica, estavam a ganhar, nem as nossas naus poderam ir em seu auxilio ... o vento esteve contra nós.

Estivemos em dificuldades, perdemos algumas galés, umas ficaram no fundo do mar outras nas mãos dos castelhanos.

A nossa Capitania foi aferrada de ambos os lados por galés castelhanas, a luta prolongou-se e conseguiram derrubar o nosso estandarte real ... o Almirante Pessanha e o seu filho foram preso.

Perdemos... 8 galés foram tomadas e 6 foram afundadas ... as restantes fugiram ... estão a caminho de Portugal”

Perdemos as galés e estas foram levadas para Sevilha, saímos derrotados... o Rei saiu, foi até Castela, foi pessoalmente felicitar o Almirante Tenório e os seus Homens pela grande vitória.

Mas que Rei tão fraco o nosso, felicitar os vencedores enquanto os nossos irmãos de sangue, os nossos bravos lutadores eram obrigados a desfilar pelas ruas de Sevilha como se fossem gado comprado de cangas ao pescoço ... lutar pela honra da nossa princesa e nem ser reconhecido pelo Rei...

Rei fraco, que vê a sua bandeira a bandeira do seu povo pilhada da Galé e exposta na Igreja de Santa Maria.

Estou triste por servir a este homem ... uma pesada derrota, sangue de Portugal espalhado ao largo do Cabo de São Vicente e a ordem Papal de tréguas de 1 ano ...

1339 ...

Unidos, Portugal e Castela contra o inimigo comum, os Muçulmanos.

Relato inventado com base nos textos de Saturnino Monteiro

quarta-feira, julho 20, 2005

Colombia


20 de Julho de 1810

Bolivar liberta a Colômbia das mão dos Espanhois, um dia feliz para a Colômbia e que é celebrado como dia Nacional da Colômbia.

segunda-feira, julho 18, 2005

Sporting Clube de Portugal



Hino do Sporting

O Sporting nasceu um dia
Sob o signo do leão
Nós aprendemos a amá-lo
E a trazê-lo no coração

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !



Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Bandeira verde o Leão
E uma esperança sem fim
Muita fé no coração
O sportinguista é assim

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Ai vamos lá cantar a marcha
Que é a de todos nós
Cantam todos os do Sporting
Desde os netos até aos avós

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !

Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !

Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória é sempre nossa
Viva ao Sporting !

MIGUEL "Onde está o homem"


Jogador nós temos e a selecção nacional precisa de ti!!!

Mas homem? ... isso ainda falta muito.



Com que então temos periodos experimentais nos contratos de futebol? Eu não sabia, e pensava que os contratos de trabalho do futebol e desporto em geral eram diferentes dos contratos ditos normais de trabalhador por conta.

Então o menino quer ir embora, mas refere não sair pela porta grande, queres sair pela pequena, como o Pacheco e o Paulo Sousa ... se este ultimo ainda vingou, porque era muito bom ... tipos como o Hugo leal, Kenedy e outros andam aos caidos de clube em clube sem vingarem ...

Amigo, espero que não te venhas a arrepender, lembra-te só que o Bosman nunca mais jogou, os outros atletas ganharam com a guerra que ele ganhou e perdeu.

Não voltes, o Benfica não precisa de ti, mas não faças uma desfeita aos benfiquistas que sempre te aplaudiram só porque o Porto não tem lateral direito.

Não fiques com essa cara!!!!

Papel de Merda



Quando o papel não faz o seu papel ... quando o papel fica encravado na impressora ou fotocopiadora ... quando o papel fica arruinado ... o que é que nós fazemos?

GRITARMOS BEM ALTO – PAPEL DE MERDA ...

Pois é! Deixem-se de gritar, a culpa não é do papel de merda, sim porque este existe, mas sim do papel das arvores ... o papel de merda, ao que parece é de boa qualidade e pode ser feio através de excrementos de elefante...

Ao que parece a técnica não é nova, mas não deixa de ser inovadora, a isto podemos chamar desenvolvimento sustentável.



Os elefantes comem erva, palha, folhas enfim ... uma série de comidas com as quais não poderíamos fazer papel, mas após o processo de digestão os excrementos ganham propriedades que permite que qualquer um de nós possa fazer umas folhitas com as “BOSTAS”

A história do Papel de merda

Padre António Vieira

Faz hoje 408 anos que faleceu o Padre António Vieira...

"não temo castela, temo antes esta canalha"

Morreu na Baia, à uma da madrugada do dia 18 de Julho de 1697