quarta-feira, abril 12, 2006

Mau feitio ...

O que é afinal mau feitio ? ? ?

Quem é que nunca ouviu dizer que tinha mau feitio?

Na minha humilde opinião o mau feitio é algo que se ganha com a vivencia e que vai crescendo com as nossas experiências, e pois é meus amigos, eu tenho um mau feitio desgraçado, e nem é preciso dizerem nada ... pois eu sei.

Mas o meu mau feitio resume-se a 2 coisinhas, ao acordar e a um outro assunto que não vou comentar mas que existe pelo menos uma pessoa que vai saber de imediato o que é.

E é sobre o meu péssimo mau feitio ao acordar que vos quero falar, é que todos os dias, quer acorde às 6 da manhã quer acorde às duas da tarde ... ele acorda sempre comigo, não existe um único dia em que o gajo adormeça ou não acorde mesmo.

Por vezes faço um esforço para que ele não se possa notar, mas é impossível ... existem algumas coisas que me fazem de manhã que fazem despertar o meu mau feitio de uma maneira ...

A primeira é acenderem a luz, isso desperta a minha falta de paciência, é que a luz entra pela minha pupila, que está habituada ao escuro e abre de repente, ora a quantidade de luz não é a mais adequada ao meu estado de sono, esta entra a grande velocidade, que até faz mudar a cor da minha Iris, ainda com a córnea a funcionar muito mal e a não se adaptar ás condições envolventes, vejo tudo desfocado, nesta altura a luz é recebida na Retina e como a intensidade é muito grande ela produz sinais nervosos, também estes muito intensos, resultado estes vão directamente, sem parar no nervo óptico, para o cérebro ... este grande maluco como não sabe o que fazer a tanto estimulo nervoso, lança tudo para a minha boca ... ai saiem as maiores barbaridades para quem está ao meu lado e teve a infeliz ideia de acender a luz.

A segunda é abrir os estores ou a janela, a ideia central é a mesma da luz, e o efeito não é muito diferente.

A terceira é falarem comigo, isso é demais, é que eu de manhã, antes do meu banhinho matinal não tenho paciência para nada, muito menos para falar. É que os estímulos matinais de som entram no meu ouvido também são transformados em impulsos nervosos que ao entrar no cérebro, reenvia tudo para a boca e lá sai mais uma rodada de barbaridades.

A quarta é a porcaria da musica, numa qualquer aparelhagem barata, e se tiver voz de gajos na rádio, isso ai dá-me a volta ao estômago, literalmente, pois fico mesmo com vontade de vomitar e cheio de azia para o dia todo.

Agora fico mesmo lixado quando alguém vem acende a luz e abre os estores, depois acorda-me e começa a falar comigo enquanto se dirige para a aparelhagem e liga aquela porcaria ... isto sim deixa-me sem vontade de estar de bom feitio, e aqui é o dia todo ... não só a manhã.

E o vosso mau feitio como é?

terça-feira, abril 11, 2006

Café ...


... o melhor amigo do dia!

Acordo e chego ao trabalho, acham que quero ver os meus colegas ... estão enganados ... a minha chefe? Não me faltava mais nada !!! Não, eu estou é mesmo desesperado por aquele café.

A ironia das coisas é que quando começei a trabalhar (há 8 anos), fui, como todos os outros por aqui, ao Serviço de Saude Ocupacional (nome pomposo para dizer médico) e uma das perguntas que me fizeram, na altura , foi: Quantos cafés bebe por dia? ... a resposta foi rápida e perentória ... zero, eu não gosto de café!

A médica em má hora apontou isto na minha ficha clinica, é que no ano passado tive de lá voltar e quando ela me voltou a perguntar, eu tive de dizer 6 em dias mais amenos ... ela olhou para mim e perguntou se eu estava doido, ai eu fui obrigado a dizer-lhe que não, mas que estava efectivamente com sono.

A realidade é que hoje em dia, começo bem cedo com um café aos 10 minutos antes das 9 horas, tomo outro às 10 e qualquer coisa e termino a manhã perto das 11 e meia com outro.

Almoço e não passo sem um cafézinho para ajudar na digestão, depois perto das 16 horas tomo o 5º para acordar, ás 18 horas tomo outro, termino normalmente com um último café da noite, perto das 22 horas.

7 cafés por dia, por isso é que eu disse à médica que eram 6 em dias mais amenos, isto pode aumentar porque se aparecer alguém durante o dia que me convide para um café fora de horas, também vai ...

Não sou viciado em café ... acho? Mas realmente tomo bastantes ... bem se não ficar sem estomago pelo menos qualquer dia não consigo mesmo dormir.

E voces? Tomam muitos cafés?

segunda-feira, abril 10, 2006

Segunda Feira Com Ironia

Que bom ... hoje acordei com aquela maravilhosa sensação de Segunda-Feira ...

Não há nada mais agradavél que a bela da sensação de acordar a uma segunda-feira, principalmente depois de um horrivel fim-de-semana sem horas para acordar. Ao acordar hoje fiquei agradavelmente satisfeito por serem 8 horas, que bom!

Levantei-me num instante, ao contrário do fim-de-semana em que tenho de me levantar mais tarde e que não tenho nada para fazer, adoro as segundas-feiras ... só de pensar que me levanto para ir trabalhar dá-me uma dupla disposição, adoro levantar-me cedo e ir trabalhar, principalmente no inverno quando está a chover.

Melhor que as segundas feiras de inverno são as segundas de Verão, afinal não há nada melhor que levantar cedo apanhar um calorão no trabalho, ver o sol radiante na rua e levar com o ar condicionado nas costas 7 horas no dia. Gosto ainda mais porque não tenho que fazer aquele esforço enorme do Sabado e o Domingo de me levantar para ir para a praia.

Quem é que pode não gostar da segunda feira, um dia maravilhoso que indica o inicio da semana, o inicio de 5 dias de trabalho seguidos, e a primeira manhã depois dos horriveis fins de semana.

Hoje estou particularmente feliz, é segunda feira e é igual a todas as outras.