quinta-feira, maio 11, 2006

Sociedade em Mutação

Hoje resolvi falar de um tema que muito me preocupa ...

A nossa sociedade, está em constante evolução! Como seres humanos olhamos para o presente com alguma insatisfação e para o futuro com preocupação, o dinheiro parece comandar o mundo e os sentimentos são deixados para segundo e terceiro planos.

As grandes empresas vivem à custa das familias, já que são estas que trabalham para elas e que no final são suas clientes.

Até há uns anos as coisas sempre foram equilibradas mas hoje a concorrência feroz leva a que estas empresas necessitem mais das pessoas, mais dos seus trabalhadores, e as sociedades modernas sofrem muito desse mal, principalmente com o surgimento da globalização.

Hoje assiste-se a um amento de horas de trabalho, os trbalhadores são obrigados a ficar até mais tarde nos seus locais de trabalho para que a produção seja maior.

Desta forma a globalização levou a que fosse montada uma acção concertada e secreta de desmembramento dos padrões sociais e do conceito de familia.

Hoje não interessa a uma empresa que os seus funcionários tenham familia, já que o rendimento destes decresce com os problemas que estes podem trazer de casa, assim como as ausências a que são obrigados por motivos de saúde de familiares (filhos, companheiros). Não interessa que uma pessoa tenha de sair a horas do seu trabalho para ter um pouco de vida saudável em familia e ainda de dia.

Assim nasce uma nova forma de ver a sociedade.

A tv começa a mostrar um novo tipo de sociedade, a publicidade aposta nessa diferênciação, e todos ganham com isso ... todos menos as familias, já que esta nova visão aposta numa tentativa de fazer crescer o adultério e a separação, o divórcio é visto como uma coisa a celebrar, à semelhança da despedida de solteiro.

As empresas ganham com isso, nós tornamo-nos livres de encargos familiares e podemos dar 100% à empresa ... só lucro.

No entanto, não lhes interessa que as pessoas não tenham filhos uma vez que são estes os trabalhadores do futuro.

A máxima parece ser "casem, tenham filhos, separem-se e dêm o resto à empresa".

Eu não aceito isto de maneira nenhuma, porque hei-de dar o meu tempo à empresa, 8 horas diárias não chegam? Porque hei-de dar os meus preciosos minutos que posso estar com a minha namorada, a estes gajos que cagam em nós por volta dos 50 anos, sim ... ficamos velhos e existem muitos novos para o nosso lugar.

Depois se não passo a velhice com a empresa passo com quem? Sim a mulher já foi num divórcio há muitos anos, por causa de uma empresa que em momentos de dificuldade me dá um chuto no cu, e me deixa sem nada na vida.

Acham que devemos dar muita importância à nossa carreira? Ou podemos passar uma vida a dividir os nossos esforços entre a familia e a empresa?

Espero respostas, já que duvidas tenho muitas.

"Para mim carreira não é tudo ... essa acaba quando menos esperamos, até porque há sempre alguém que se consegue deitar melhor do que eu a trabalhar."

terça-feira, maio 09, 2006

Desporto

AFIRMAÇÃO
Se eu apanho o "tipo" que afirmou que o desporto faz bem à saúde, eu não aguento e parto para a ignorância.

História
Estava a sentir-me fraco e desanimado, por vezes tinha ataques de ansiedade (já não tenho desde que li o comentário da Mariana no meu post do Café) e estava com sensações depressivas ... então em conversa com algum pessoal veio a ideia maravilha ... Porque é que não vais para um ginásio? Concordei, mas sempre a pensar se seria uma boa ideia.

Como já não era a minha primeira incursão pelo desporto indoor, achei que sim ... e lá fui eu.

Comecei bem e nas duas primeiras sessões as coisas até que correram bem, cardio e abdominais, mas na 3ª (sabado passado) o Individuo colocou-me a fazer muitos exercicios de pernas, bem no domingo nem conseguia andar, quem me viu deve ter pensado que eu gostava de fazer uma avarias de marcha atrás, tal era deficiente o meu andar.

Mas como sou teimoso ontem voltei, e o gajo deve ter pensado, bem estás muito fininho na parte superior do corpo, toca a fazer todas as máquinas de peitorais, mais biceps e costas ... saí de lá como novo, mas a meio da noite, o braço direito ficou preso na posição fetal, sim porque é como eu durmo e agora nem consigo mexer o raio do braço.

Vejam a ironia ... tenho o braço direito, torto.

Hoje estou manco, e com um braço torto, e doi-me corpo ... estou todo entupido porque saio do ginásio sem secar o cabelo, sim porque só os balneários das senhoras é que têm secadores ...

Agora voltem a ler a minha afirmação inicial ... tenho ou não tenho razão!