sexta-feira, julho 29, 2005

Arc du triomphe


29 de Julho de 1836...

Em 1806, Napoleão Bonaparte, para comemorar as suas vitórias ordenou que fosse edificado um monumento em honra dos seus feitos militares, a ideia de Bonaparte era carimbar a sua entrada na cidade com um grande evento, dai a sua insistência para que a obra estivesse pronta em 1810, infelizmente para ele e devido à grandiosidade da obra está só foi concluída em 1836 ... 30 anos depois...
O arco do Triunfo foi projectado e construído, pelo arquitecto Chalgrin, e está situado na Praça Charles de Gaulle, no final do Champs-Elysées em Paris.
O Arco de 50 metros, situado no centro da rotunda onde terminam e começam as maiores avenidas de Paris é coberto com esculturas em relevo de cenas da história da Franca.
O relevo escultural mais famoso é chamado de "Partida dos Voluntários de 1792" no entanto é mais conhecido pelo "A Marselhesa", esta obra de arte foi esculpida por François Rude, e representa a Pátria-mãe com as asas abertas estendidas chamando voluntários para lutar pela França.
Projectado e construído, pelo arquitecto Chalgrin, o Arco do Triunfo foi inaugurado a 29 de Julho de 1836.

quinta-feira, julho 28, 2005

Vou Acampar

Este fim de semana vou acampar, mas hoje, dia de arrumar tudo, estou completamente de rastos, não tenho força para pedir licença aos pés para me movimentar ... mas agora são 17 horas ... VOU BAZAR....

Peru

28 de Julho de 1822 ...

Durante anos Espanha controlou o povo do Peru, até ao dia em que estes lutaram pela sua liberdade e conseguiram ...

Adios ... que no vueltes nunca ...

É tão dificil ser quem sou ...

Sentado neste vão de escada, de telemóvel brilhando na mão, espero pelo som da tua voz ... mas é toda uma espera em vão.

Reclamo por não te ouvir e anseio pela resposta breve que não chega ... ligado no fundo da rua e sintonizado no barulho dos motores que passam soprando na avenida, vejo passar as horas, os minutos e os segundos ... a espera longa não me deixa descansar ... as nuvens que bem alto passam ... já as esqueci.

Olho para o céu enquanto espero... as nuvens acima da minha cabeça cobrem e descobrem o céu a uma velocidade louca ...

Imagino os piores cenários na minha cabeça, e a fértil imaginação leva-me para os caminhos tortuosos do ciúme ... não é que não confie ... mas sou assim.

A altura não é das melhores, o calor do Verão faz-me sentir diferente ... fico mais susceptível ... fico muito mais ... na vida nunca tinha sido assim, hoje chego à conclusão que, não o era porque nunca tinha amado ... mas hoje sofro muito mais.

Aqui são desabafos, quem lê não chega a sentir, mas fico-me consumindo de uma forma dolorosa, os nervos disparam e o estômago não pára de dar voltas ... é mau ser assim e eu não queria ser assim ... mas também são as situações ...

Não custava nada, bastava dizer, apagava o fogo que começava a arder, a confiança de dizer estou aqui ... vou ali ... demoro x ... a ausência de resposta é que me consome ...

A ausência de palavras leva-me a construir o argumento de um filme que imagino na minha cabeça, e nesse mesmo momento começo a desfalecer, por dentro, e a sentir a angustia a crescer ...

Porquê? Não custava nada ... tudo começa pela manhã ... porquê a insistência na distância ... tudo bem compreendo, mas foi o despertar da imaginação...

Não gosto de ser assim, não quero ser assim, se vocês imaginassem o filme ... uma longa metragem que ainda hoje me consome ... uma longa metragem ...

quarta-feira, julho 27, 2005

O dia passou que foi uma beleza ...

Isto é que foi ... o dia passou num ápice, estou atónito, estou aqui enfiado desde as 8h30m e são 18h10m e estou com vontade de continuar a trabalhar ...

Bem eu não estou a trabalhar estou a escrever no blog, mas é como se fosse ... este espaço é meu... agora estou já rodeado das mulheres da limpeza que tentam fazer o trabalho delas e eu só atrapalho ... tenho de ir são 18h12m ... passaram 2 minutos e eu escrevi 3 frases apaguei 4, mas como não estava bem voltei a apagar ... e o que ficou está uma merda na mesma ... mas não importa ainda estou no local de trabalho...

Querer ser ... lutar para ser.

O sonho de todos é ser o primeiro, ser o mais forte, ser mais ...

Nem sempre a vida nos dá a possibilidade de ser o mais, nem sempre a vida nos proporciona aquilo que desejamos, mas não é por isso que temos de deixar de lutar por aquilo que acreditamos ser possível ...

Na minha vida tenho sonhos como qualquer outra pessoa, tenho vontade de conquistar o meu espaço na história ... não quero aparecer nos livros, não quero ser falado depois de morto ... mas quero morrer sabendo que fiz tudo aquilo que desejei, e se não consegui atingir os objectivos não foi porque não lutei, mas porque não venci ...

Quero que lutes pela tua vida, pela persecussão dos teus sonhos, por vencer os teus medos, por ultrapassar as tuas barreiras e atingir os teus objectivos com sucesso ...
LUTA ...

segunda-feira, julho 25, 2005

D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques nasceu a 25 de Julho de 1109 ... se fosse vivo faria hoje 896 anos.

O nosso primeiro Rei ... foi dele o trabalho de conquista, de grande parte, do território que hoje é Portugal.

Devido às múltiplas conquistas que operou ao longo de 40 Anos, D. Afonso I ganhou o cognome de “O conquistador”, neste tempo ele quase que duplicou o território que o Pai lhe tinha legado.

Pelos seus feitos, ganhou o respeito de todos, os Muçulmanos chamaram-lhe Ibn-Ayyik ou El-Bortukdi que quer dizer filho de Henrique ou O Português.

Filho de Henrique de Borgonha e Teresa de Leão, pensa-se que terá nascido em Coimbra e criado em Guimarães, Cidade berço. Cedo terá tomado uma posição politica distinta da de sua Mãe e dava o seu apoio ao partido dos Travas, que era dirigido pelo arcebispo de Braga.

Com a morte de seu Pai e em oposição a sua mãe, Teresa de Leão, foi forçado a fugir do condado para Tui onde se arma cavaleiro em 1122, mais tarde regressa ao condado já em clima de paz.

A viver em Guimarães, vê-se cercado, em 1127, pelas tropas de Afonso VII de Castela, o que acaba por levar D. Afonso a prometer lealdade ao Rei Castelhano em troca da liberdade da cidade. Ao contrário do Rei de Castela, D. Teresa de Leão leva a diante um ataque a D. Afonso Henriques, e acaba derrotada, ganhando desta forma o direito ao governo do condado e consagração da sua autoridade no território.

D. Afonso I, sabia que não podia manter o poder apenas pela força, tinha que jogar politicamente com a Santa Sé ... tinha dois objectivos concretos, conseguir a autonomia da Igreja Portuguesa e assim ganhar poder negocial e o reconhecimento do condado como Reino.

Em 1139, após uma batalha difícil, ganha, contra um contingente Mouro em Ourique, Afonso Henriques, com o apoio das suas tropas, auto-proclama-se Rei de Portugal.

Consegue o reconhecimento da independência, conforme a tradição, nas cortes de Lamego quando recebeu das mãos do arcebispo de Braga a Coroa de Portugal. Já o reconhecimento do reino de Castela só chegou em 1143 através do tratado de Zamora, e devido a um desejo quase impossível de Afonso VII em ser Imperador.

Desde esta data, D. Afonso Henriques, já como Rei de Portugal procurou consolidar a sua independência avançando a sul na conquista de território aos mouros, em poucos anos conquistou a actual cidade de Santarem (1146) e Lisboa em 1147 assim como Almada e Palmela, em 1160 dá-se a conquista de Alcácer e quase todo o Alentejo.

Em 1179, chegou a consagração do trabalho de conquista de Afonso Henriques, o Papa Alexandre III através da bula “Manifestis Probatum” em que Portugal é reconhecido como país independente e vassalo da igreja.

Como religioso fez grandes e importantes doações à igreja e fundou diversos conventos, entre elas o Mosteiro de Santa Cruz (1131) em Coimbra.

Tunísia



A Tunísia, em 1956, ganhou o direito à sua independência enquanto país suberano, mas o seu povo perdeu a sua liberdade ... 25 de Julho dia Nacional da Tunísia ...

Desde 1959, a Tunísia foi governada por um homem HABIB BOURGUIBA, um líder nacionalista e governou durante 28 anos ... durante este tempo tornou-se presidente vitalício, reconheceu o seu partido como o único legal, esteve várias vezes em guerra, e teve muita contestação através de greves e manifestações ... governou até ser considerado um incapaz para a governação ... como é que demoraram tanto tempo a ver isso?

Foi substituído por ZINE AL-ABIDINE BEN ALI, que revogou a presidência vitalícia e voltou a estabelecer a liberdade partidária, conseguiu uma retoma económica, muito sustentada no turismo e nas relações com a U.E. ... mas como não à bela sem senão ... o governo deste é acusado desde 1994 de perseguir a oposição.

Tunísia, destino turístico de eleição para muitos cidadãos nacionais que provavelmente desconhecem que a Líder Tunisina de defesa dos direitos humanos foi presa naquele país por um período de 5 anos ... que liberdade, não?

Mesmo assim antes um país destes que o nosso algarve! Certo?

Constantino I

A 25 de Julho de 306 Constantino I é proclamado, pelas suas Imperador Romano.

Flavius Valerius Constantinus