sexta-feira, abril 07, 2006

A pedido de muitas familias ...

Um texto bem humorado para o fim de semana ...

Se alguma vez viram o meu perfil, já devem ter reparado que tenho um signo bem desgraçado ... eu não tenho culpa mas nasci em Novembro.

Por curiosidade nasci a 14, uma dada que não diz nada ... afinal o que é o 14 de Novembro, nada de importante se passou nessa data, excepto o nascimento de algumas pesonalidades engraçadas, que ficaram com habilidades que o dia oferecia não deixando quase nada para mim :
  • Julio Dinis (Escritor) inspirado por este, tento escrever qualquer coisa de engraçado para que as pessoas leiam, mas acho que ele ficou com toda a inspiração de escrita que este dia poderia ter dado.
  • Claud Monet (Pintor), também este me roubou toda a isnpiração para pintar, ou pelo menos para pintar bem.
  • Jawaharlal Nehru (Primeiro ministro, na India há muitos anos) Nem vale a pena dizer que a inspiração politica ficou com este.
  • Frederick Grant Banting (Cientista Americano) Já tentei, mas ele é que ficou com a aptência.
  • Paulo Guedes (Compositor Brasileiro) Nem para cantar, quanto mais para compor ... ficou tudo para ele.
  • Fernando Torres (Actor Brasileiro) Ainda pensei ir aos castings para os Morangos com açucar, mas este é que ficou com a capacidade.
  • Edward Higgins White II (astronauta) Em Portugal não há aviões como deve ser quanto mais um "vai e vem", ele é que ficou a ganhar.
  • Carlos de Mountbatten-Windsor (Princepe de Inglaterra) Ficou com o sangue azul
  • Luizão (Jogador do Benfica) Nem sei chutar a bola, ele é que joga no Benfica.

Como podem ver o dia não deixou quase nada para mim, por isso sou Relações Públicas.

Mas se o dia em si não diz nada, no outro dia tentei adivinhar quando é que os meus pais, pronto tinham, enfim, fizeram... pois voces sabem ... não sabem?

Começei a andar para trás nos meses e 9 meses antes, zás ... nem queria acreditar ... não é que eu fui a queca do dia dos namorados???

9 meses antes 14 de Fevereiro, dia de São Valentim ... os meus pais não fizeram só um jantar romantico ... fizeram mais que isso ... fizeram-me a mim.

Ok, pronto as contas não são tão lineares, mas é sempre bom imaginar que pelo menos fomos feito num dia especial ... hi hi hi.

Uma curiosidade, da vida intima que não é a minha, mas que não podia deixar de contar neste espaço para os meus amigos virtuais.

A TODOS UM EXCELENTE FIM DE SEMANA

Medo

Um texto para tentar, através da escrita induzir o medo no leitor, ou pelo menos tentar ...

"Está escuro e dá para sentir a humidade no ar, sentado, ofegante atrás de uma ávore, não me consigo mover, vejo o que parecem ser vultos que passam de relance por entre a vegetação.

Este desconhecimento do que me rodeia provoca sensações estranhas no meu interior, e eu sei qu nada posso fazer. Penso, reflico, e chego a uma conclusão só tenho duas saías ou espero escondido pela morte certa ou tento a minha sorte correndo pelos trilhos marcados pela passagem de animais ao longo de décadas de pastoreio.

Relembro a minha vida por breves instantes, e sei que não quero morrer ... ainda não vivi tudo ... no entanto vejo a morte a aproximar-se, os vultos não fazem barulho, por vezes vêem-se clarões, não sei o que são ... mas deixam-me aterrorizado ...

"Tento a minha sorte, não eles podem apanhar-me ... por enquanto estás seguro", penso para mim, mas o meu coração bate com intensidade e mostra-me que apenas me estou a enganar.

Vou correr, vou correr sem parar, não vou olhar para trás ...

Não consigo correr mais, as pernas já começam a doer, corri kilometros, faltam-me as forças ... sinto a respiração fria a entrar nos meu pulmões, doí-me o corpo, sinto picadas no corpo, as veias parecem não aguentar a pressão ... cai e o silêncio impera à minha volta

Não tenho forças para abrir os olhos e gostaria de o fazer, o silêncio já não se faz sentir consigo sentir movimento à minha volta, tento, tento e por mais que tente não consigo.

Sinto que me agarraram, as cordas apertam-me os pulsos, agora já abro os olhos mas só vejo silhuetas, são corpos estranhos ou parecem corpos estranhos ... levam-me pendurado, não sei onde vou, desmaio...

Sinto calor, muito calor nas minhas costas, não estou atado a um pau, tenho uma fogueira por baixo, estão a queimar-me ... estou vivo, grito. Mas eles parecem não entender, oiço sons estranhos, musica sem nexo ...

Estarão a fazer uma festa?

Mas porque me queimam?

Serei o Banquete?"

Acho que não consegui, é que já li o texto duas vezes e não sinto nem um arrepio.

quinta-feira, abril 06, 2006

Quem são os Corruptos?

As noticias não param de me surpreender ...

Hoje na Agência Financeira li algumas noticias que me deixaram muito triste ... Portugal é um país de coruptos.

Os titulos de Hoje

É com muita pena que vejo noticias como esta da corrupção entre os politicos, realmente nunca pensei que houvesse corrupção na politica (tão anjinho que eu sou) ... se não me dissessem que isto estava a aumentar eu nem saberia ...

Mas ainda fico mais triste porque poderia ter o triplo do meu ordenado, caso não existisse corrupção em Portugal ... estes corruptos da treta andam a lixar a nossa vida , o Banco Mundial sabe o que diz ... agora imaginem!!!!

"Portugal, com ordenados ao nivél da Finlândia, uma sistema de saúde digno do nome, erradicação do analfabetismo e diminuição da criminalidade, sistema politico que funciona, tempo para gastar com a familia, amigos e outros ... passeios de bicicleta depois do trabalho, ginásios cheios e gente bonita ... isto juntando com o que já temos, sol, praia, calor ... Portugal era o PARAISO"

Porque é que a riqueza não é bem distribuida, porque é que não pagamos os nossos impostos, porque é que aceitamos e continuamos a aceitar que nos perguntam se queremos uma factura, porque é que não nos dão logo a mesma ... porque é que continuamos a comprar a praça, feira ou chinês, sem que estes declarem o que vendem?

Por tudo isto é que eu só recebo uma vez por mês e tenho de pagar pelo menos um imposto por alguma coisa:

  • 15% de IRS
  • 11% de Segurança Social
  • 5%, 12% ou 21% por cada coisa que compro em IVA
  • IMT quando compro casa
  • IMI por cada ano que passa
  • Imposto sobre comunicações
  • Imposto para ver TV

Quando não é uma dupla tributação:

  • Imposto Sobre combustiveis + o IVA no gasóleo e gasolina
  • Imposto sobre o tabaco + IVA
  • Imposto sobre o Alcool + IVA
  • Imposto Automóvel + IVA
  • IVA + Taxas de Saneamento e Residuos Sólido fixas.

Porque muitos fogem, porque ninguém quer contribuir mas fica irado quando aumentam os impostos, porque continuamos a ter comportamentos de ilegalidade ... não temos o triplo do nosso ordenado e uma melhor condição de vida.

É pena, podiamos ser grandes, mas não passamos da mediocridade que se afunda a cada nova medida que se toma ...

quarta-feira, abril 05, 2006

Será que nos cruzámos?

Hoje, ao contrário dos outros dias, até porque só tive uma hora de almoço, fui almoçar ao Shoping.

Enquanto saboreava uma bela de uma sandocha que não vou dizer que é da Pans & Company ... por causa da Publicidade, sentado numa das cadeiras coloridas, que por mero acaso era laranja, mas que podia ser vermelha ... como alguns de vocês sabem ... numa mesa que é um raio de sol, pensei que me podia estar a cruzar com algum de vocês ... :)

Sentado a olhar para as pessoas que passavam imaginei que qualquer um dos bloguistas, que eu comento e me comentam poderiam muito bem estar ali ao meu lado... era giro, até me apeteceu levantar a correr da cadeira ... aquela que já afirmei ser laranja, é uma que até é um bocadinho dura, mas também tenho de compreender que aquilo não é local para se estar a fazer sala, mas podia ser um pouquinho mais confortável ... bem, levantar da cadeira e desatar a perguntar se alguém ali escrevia em blogs, só não o fiz primeiro por vergonha, segundo ... não, não era com medo de vos encontrar, podia era ter 150 pessoas a olhar para mim e a dizerem ... sim eu tenho um blog. E eu não leio 150 Blogs.

A ideia que me assolou foi, se calhar já me cruzei com alguns e nada disse, com outros provavelmente até já tive uma discussão de transito, não é que seja dessas coisas mas algumas pessoas na estrada tiram-me do sério.

Na nossa vida passamos por tanto lado, hoje dou por mim a desejar parabéns a pessoas que nunca vi ou mesmo falei, mas que já li e vi os seus sentimentos escritos ... a mandar beijinhos e abraços a desconhecidos que vou aprendendo a conhecer pela escrita ... no entanto continuamos a passar desconhecidamente na rua ... gosto disso. Somos amigos de escrita, desconhecidos no olhar.

Estou à espera de um dia ter uma história que se passe na rua com alguém e quando chegar para ver os vossos textos e comentar esta lá a nossa história.

(Só gostava de saber se a/o "lola" tem blog, para poder retribuir visitas e palavras de agrado e o/a Full, pois gosto da forma como comenta e aborda os temas que são mais controversos)

A Madeira é um "Jardim"

O mundo é mesmo dos artistas, e dos artistas da politica.

Li ontem uma noticia que não posso deixar de comentar, e apesar de ser sobre uma figura controversa da nossa sociedade, ou seja, "ou se ama ou se odeia", o tipo não deixa de ter a sua Piada.

A noticia é sobre o Alberto João Jardim, e a decisão que a Assembleia Legislativa da Madeira teve de que não ia comemorar o 25 de Abril.

Na entrevista ao Jornal da Madeira, o senhor governante faz umas afirmações curiosas, o engraçado é que muitas delas são justificadas, mas a forma como ele as expõe, essa é hilariante ... a sério eu quase fui às lágrimas, não tanto pelo que ele disse mas pelo que eu pensei a seguir.

O Alberto disse que a região tinha o direito de não comemorar, e tem, mas apenas de forma protocolar e como é obvio organizado pelo Governo Regional, pois se eu fosse habitante da ilha saía à rua de cravo na mão, roubava um chaimite e percorria a ilha e gritava pelo 25 de Abril, e tenho a certeza que nada me diriam ... penso eu.

Ele chega a afirmar que a autonomia das região "foi uma das bem conseguidas consequências" da revolução ... bom para ele, pois desde o 25 de Abril nunca mais saiu de lá ... se não fosse isso, provavelmente ele seria o nosso ditador.

No artigo de opinião do Jornal da Madeira, sobre a decisão, o Joãozinho diz: decidiu, e bem, não proporcionar o espectáculo hipócrita que, em Lisboa, leva ao orgasmo parolo dos que evocam Abril, mas pouco ou nada fizeram para que a Revolução dos Cravos correspondesse às legítimas expectativas dos portugueses.

Ainda chamou, como é de seu feitio, vários nomes aos contestadores da decisão, e fez outras afirmações controversas.

O meu ponto de vista:

Espectáculo hipócrita, embora não fosse capaz de dize-lo em público tenho que admitir que ele tem razão, afinal temos militares em parada, ministros e presidentes a passar as tropas em revista, chaimites e cravos, e não temos regalias nenhumas, bem temos algumas, mas as que a revolução nos poderia ter dado que melhorariam certamente a nossa vida não temos, posso falar e escrever blogs com o que quiser mas não tenho quase mais nada... tenho muitos impostos, sistema de saúde pago, ensino que deveria ser tendencialmente gratuito, não o é ... e muito mais.

Assim, sim! É um espectaculo hipócrita que leva muito do dinheiro pago pelo contribuinte a fazer desfilar com grande pompa e circunstância militares, políticos e afins ... tudo sob a bandeira do "não vamos deixar morrer o 25 de Abril" essa tentativa de mudança de regime.

Orgasmo Parolo, o que é isto de orgasmo parolo ... parece que tou a ver os evocadores de Abril de cravo na mão com espasmos orgasmicos a desfilar pelas ruas com palavras de ordem como: "SIM, SIM" "Ahhhhhhhhh" "Oh Meu Deus" "Mais,Mais", claro que isto é uma caricatura.

É claro que o 25 de Abril também lhe deu a liberdade de poder não comemorar o 25 de Abril, e assim tenho de concordar que quem tanto apregoa o 25 de Abril, não é um seguidor das liberdades dadas pelo 25 de Abril, confuso não é ? Mas afinal quem evoca o 25 de Abril é que deseja uma liberdade que vá ao encontro dos seus ideais e não dos verdadeiros ideais de Abril, enquanto os que não querem comemorar o 25 de Abril evocam a própria liberdade do 25 de Abril para não o comemorarem ...

MAS SERÁ QUE ALGUÉM QUIS MESMO O 25 DE ABRIL?

Ou terão sido só mesmo os militares que estavam a combater nas ex-colónias?

terça-feira, abril 04, 2006

2ª Batalha do Somme "Diário de um Soldado"

Decorre o ano de 1918 ...

"O meu nome é Pierre Larroche, sou francês ... vivo em Lille, mas estou destacado pelo exercito para combater esta guerra, uma guerra sem precedentes, nunca antes tantos países estiveram em conflito ... não sei onde isto irá parar.

Em pleno campo de batalha, chovem granadas, estou escondido numa vala coberto de lama, as minhas mãos tremem de medo, não consigo erguer a cabeça , tenho medo de ser atingido ... ao meu lado companheiros sucumbiram perante o poder de fogo das metralhadoras alemãs, estamos nisto há 20 dias, hoje 4 de Abril ... tudo parece estar perdido, em 20 dias apenas avançamos 8 Km, e esta deveria ser uma ofensiva de vitória ...

Esta é uma contra resposta ao ataque que sofremos no inverno, os Ingleses nossos aliados nesta batalha, orquestraram esta nova ofensiva e por causa disso muitos já morreram, os Alemães não estão a dar tréguas, aproveitam-se da sua posição mais elevada no terreno e atacam-nos com tudo o que têm.

Nestes dias, já comi muita lama, rastejei por debaixo do arame farpado deixado pelos nossos inimigos, vi morrerem amigos que sem pontos de fuga foram atingidos por granadas, não consigo suportar muito mais tempo esta batalha ...

Pela primeira vez foram utilizadas maquinas de fogo, os entendidos chamam-lhes Tanques, para mim são mais meios para provocar a morte ... eu não percebo as intenções destas batalhas, mas estamos em França, e eu tenho que defender a minha pátria das mão de quem nos quer matar, estes alemães não olham a meios para atingir os seus fins, e matam quem lhes aparece à frente, soldados ou camponeses, mulheres e crianças ... não têm perdão.

Oiço ao longe uma qualquer comunicação, aqui as coisas não são fáceis, sei que estão a tentar transmitir alguma ordem, mas não entendo ... está muito barulho, os tiros não param.

Já ouvi, a ofensiva acabou ... esta batalha não foi ganha, os nossos objectivos não foram conseguidos mas a guerra ainda não acabou.

NOTA: Hoje 4 de Abril, faz anos que acabou a Segunda Batalha do Somme

segunda-feira, abril 03, 2006

Dormir ... que vida boa.

O sabado fez-me realmente bem ...

O fim de semana foi optimo para recarregar as baterias, foi especialmente bom para colocar o sono em ordem ... como eu adoro dormir ... na sexta deitei-me cedo (comparando com as horas que me deito durante a semana) e dormi 12 horas seguidas ...

Acordei com uma daquelas dores de costas que nos fazem saltar da cama, devia ser por estar deitado há muito tempo, enfim, uma daquelas coisas que eu pensava que nunca me ia acontecer ... será que estou a ficar velho?

Sim, há uns anos deitava-me à meia noite e se não houvesse barulho até às 2 da tarde ninguem me tirava da cama, e mesmo assim passava algum tempo a bucejar ... os meus pais diziam que não conseguiam estar tanto tempo na cama porque lhes fazia doer as costas ... eu ria-me ... mas agora parece que acordei para a vida ... não é que as costas também já me começam a doer ... SOCORRO.

Mas mesmo assim adoro dormir!

Reparem mesmo quando tenho a bexiga bem cheia, tão cheia que até doiem os "dentes", daquelas vezes que sabemos, que se nos rir-mos um pouquinho vamos de certeza deixar escapar algum fluido amarelo ... eu não me levanto ... a sério por vezes as dores são tão fortes que fico quase 5 minutos, depois de começar a tentar urinar, para sair a primeira pinga, e depois de sair tudo... até me ... voçes sabem.

Dormir é mesmo bom ... não concordam.